O que importa nesta pergunta é o cuidado com o exercício de investigar a relação entre o passado e o presente, porque é o zelo com esta investigação que te auxiliará a encontrar uma ou várias conexões que façam sentido. Mas tenha em mente que por se tratar de lembranças muito antigas, pode haver alguma distorção e assim nem todas podem ser totalmente precisas ou confiáveis.
Mas para nos aprofundarmos nesta pergunta, avalie se você tem lembranças em sua maior parte agradáveis, afetivas, ruins, traumáticas ou são uma mistura destas possibilidades. Veja quais são mais vividas e quais são mais fragmentadas. Elas são facilmente recordadas ou são vagas e raras?
O alimento nutre o corpo da mesma forma que as experiências nutrem nossa consciência. Nesse sentido, as vivências da infância foram fundamentais na constituição da percepção que temos hoje de nós mesmos, dos outros e da vida como um todo. Elas moldaram nossas crenças e valores ao longo da vida.
Esforçar-se para descobrir a correlação entre alguns dos nossos pensamentos ou comportamentos atuais com as experiências que os influenciaram é um exercício bastante rico e capaz de clarear a compreensão de nós mesmos e impulsionar nosso crescimento pessoal.
Psicólogo Gustavo Aurélio
CRP: 06/90376
Comments